postado em 17/10/2013 19:35
O Corpo de Bombeiros conseguiu conter a mancha que apareceu nesta quinta-feira (17/10) no Lago Paranoá. Foram usadas barreiras de contenção de 15 metros, feitas de material para reter produto químico, para impedir que mais substância caia no lago.
;Foi colocado um material de contenção e a mancha já está toda na margem;, disse o coordenador de fiscalização ambiental do Distrito Federal, Leider Alves de Oliveira. A mancha chegou a alcançar 3 quilômetros de extensão.
[SAIBAMAIS]Os bombeiros identificaram um vazamento na galeria de águas pluviais do Iate Clube, no Lago Norte, região central, onde foi montada a barreira de contenção (com a colocação de boias), conforme informações divulgadas na página de notícias do governo do Distrito Federal.
Com a contenção, os bombeiros, a Marinha, o Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e outras entidades vão avaliar como retirar o material da água e investigar quem são os responsáveis. De acordo com nota do Ibram, foi coletado material para análise de laboratório para identificar a substância presente na mancha.
Algumas possibilidades levantadas são óleo combustível, óleo de caldeira ou manta asfáltica, segundo informações publicadas no site do governo distrital.
Conforme comunicado do Ibram, peixes e outros animais foram retirados da área próxima ao vazamento. O instituto poderá ainda aplicar multas aos responsáveis pelo derramamento e danos ambientais causados.