Cidades

Chefe da Delegacia de Combate ao Crime Organizado é exonerado do cargo

Henry Peres participou de operações que colocaram políticos, empresários e colegas da corporação na cadeia

postado em 18/10/2013 06:06

Operação Infiltrados: delegados presos consideram que Henry colaborou com investigações de promotores

O comando de uma das mais importantes unidades da Polícia Civil do DF mudou de mãos. O diretor-geral da corporação, Jorge Xavier, exonerou o chefe da Delegacia de Combate ao Crime Organizado (Deco), Henry Peres. O cargo será ocupado pelo também delegado Fábio Santos de Souza, que estava à frente da Secretaria Especial de Segurança de Grandes Eventos, pasta ligada ao Ministério da Justiça. A troca será oficializada hoje, no Diário Oficial do DF.



Henry será plantonista da 13; Delegacia de Polícia (Sobradinho). A substituição no comando da Deco surpreendeu muita gente da corporação. Alguns agentes e delegados acreditam que a troca foi política. Jorge Xavier nega qualquer tipo de ingerência na decisão. Segundo ele, a escolha pelo nome de Fábio Santos justificou-se pelo fato de o delegado ter experiência em formular estratégias para fazer a segurança de eventos de grande porte. ;Não existiu pressão alguma. A questão é que, com a aproximação da Copa do Mundo, temos de preparar a Deco para lidar com possíveis organizações criminosas ou movimentos sociais violentos que tenham como alvo os jogos, e o Fábio tem esse perfil;, explicou Xavier, ressaltando que Henry ;cumpriu bem o papel; enquanto esteve à frente da Deco.

Xavier garantiu a permanência do delegado adjunto da Deco, Fernando Cocito, mas, nos bastidores, o afastamento dele é considerado uma questão de tempo. Henry passou um ano e meio na unidade de combate ao crime organizado e conduziu investigações que resultaram na prisão de autoridades da cidade.

A matéria completa está disponível para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação