Uma nova mancha foi vista em um ponto diferente do Lago Paranoá na manhã desta sexta-feira (18/10). De acordo com o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), trata-se, aparentemente, de um novo vazamento de óleo.
Segundo o Corpo de Bombeiros, aparentemente há duas manchas distintas: uma em frente a Concha Acústica e outra perto do quartel dos bombeiros. O superintendente de licenciamento do Ibram, Aldo Fernandes, explicou que equipes se deslocaram para o local para verificar se, de fato, há um novo foco de contaminação no lago e qual a origem do novo vazamento.
Primeiro vazamento
Moradores que passaram pelo Lago Paranoá na manhã de quinta-feira (17/10) encontraram uma imensa mancha de óleo nas águas. O Corpo de Bombeiros foi acionado e conseguiu conter a mancha com barreiras de contenção de 15 metros, feitas de material para reter produto químico.
O presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Nilson Martorelli, afirmou não haver dúvidas de que a origem do problema era o vazamento de uma caldeira do Hospital Regional da Asa Norte (Hran), como ocorreu no ano passado. A Novacap usou uma espécie de robô para identificar de onde partiu o vazamento. O Laudo oficial sobre as causas do desastre ambiental deve fica pronto hoje.
[VIDEO1]