Cidades

Distrito Federal deve receber 33 médicos cubanos pelo Mais Médicos

Segundo a secretaria, eles serão os primeiros profissionais estrangeiros contratados pelo programa a trabalharem no DF. Os profissionais ainda não tem data para começar a trabalhar

postado em 18/10/2013 14:26
Chegada dos médicos cubanos selecionados na 2ª etapa do programa
A Secretaria de Saúde (SES-DF) informou que o Distrito Federal deve receber 33 médicos cubanos pelo programa Mais Médicos do governo federal. Segundo a secretaria, eles serão os primeiros profissionais estrangeiros contratados pelo programa a trabalharem no DF. Até agora os sete primeiros profissionais do Mais médicos - todos brasileiros - trabalham em postos de saúde locais.

De acordo com a SES, os médicos estrangeiros chegam nesta terceira etapa de contrações e ainda não há uma data para que comecem a trabalhar. Nas duas primeiras etapas de contratações, o DF recebe ao todo 16 brasileiros selecionados pelo programa. Contudo, apenas os sete contratados na primeira etapa estão trabalhando por enquanto.

Atualmente, cinco regiões administrativas do Distrito Federal - Brazlândia, Ceilândia, Gama, Recanto das Emas e Samambaia - são atendidas pelo programa.



O programa
Lançado em 8 de julho pela presidente Dilma Rousseff, o Mais Médicos faz parte de um pacto de melhoria do atendimento aos usuários do SUS, para acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e unidades de saúde e ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país.

Os profissionais do programa recebem bolsa de R$ 10 mil por mês e ajuda de custo pagos pelo Ministério da Saúde. Os municípios ficam responsáveis por garantir alimentação e moradia aos selecionados. Como definido desde o lançamento, os brasileiros têm prioridade no preenchimento dos postos apontados e as vagas remanescentes são oferecidas aos estrangeiros.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação