Cidades

Mancha de óleo chega ao fundo do Lago Paranoá e preocupa autoridades

Mergulhadores ficarão encarregados de tentar impedir que o óleo se espalhe ainda mais pelo fundo

postado em 19/10/2013 16:33

Helicóptero usado pra monitorar e prevenir novo vazamento de óleo combustível no Lago Paranoá

O óleo que vazou de uma caldeira do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) chegou ao fundo do Lago Paranoá, perto do Iate Clube de Brasília. O fato preocupa autoridades do grupo criado para descontaminar a região, formado pelo Corpo de Bombeiros e pela Petrobrás, que agora tentam conter tentam conter o problema a 2 metros de profundidade. Policiais Militares Ambientais, Ibram e Ibama fazem parte de um grupo criado para duscutir as questões referentes ao vazamento no lago.


Antes, havia sido montada uma barreira de contenção em um diâmetro de 800 metros para que o óleo não se espalhasse pelo lago, mas estava apenas na superfície. Agora, mergulhadores ficarão encarregados de tentar impedir que o óleo se espalhe ainda mais pelo fundo.

[SAIBAMAIS]Eles farão um mapeamento para saber a profundidade do vazamento e vão mudar as barreiras de lugar para tentar contê-lo. ;Será feito um redimensionamento da barreira para evitar que o óleo que está no fundo seja liberado aos poucos;, explicou o capitão dos bombeiros que comanda as operações, Rodrigo Rasia.

As manchas superficiais já foram contidas. Na região da Concha Acústica o óleo já desapareceu, segundo o capitão, e próximo ao Iate Clube há apenas um resquício na borda em relação à superfície.

[VIDEO1]

Com informações de Gizella Rodrigues.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação