postado em 21/10/2013 12:58
O secretário de Meio Ambiente do Distrito Federal, Eduardo Brandão, informou nesta segunda-feira (21/10), durante uma reunião sobre uma força-tarefa de descontaminação do Lago Paranoá, que a partir de hoje, a Novacap e a Caesb vão construir uma caixa de contenção maior no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), "de forma que não tenhamos mais esse tipo de problema".[SAIBAMAIS]Um laudo da Universidade de Brasília (UnB) constatou que o óleo que atingiu o lago veio do hospital. A Secretaria de Saúde foi multada em R$ 280,4 mil. O vapor da caldeira de esterilização e lavanderia do Hran vazou pela tubulação e escorreu pelo pátio. O líquido vaporizado arrastou o óleo combustível para a rede de águas pluviais.
O secretário de Saúde, Rafael Barbosa, afirmou que o processo licitatório para a troca das caldeiras do hospital já foi iniciado e deverá ser acelerado para evitar novos acidentes.
Entenda o caso
Na quarta-feira (16/10) começou o . A água condensou-se no solo e levou o óleo para o lago por meio das galerias pluviais. Na quinta-feira (17/10), a imensa mancha de óleo apareceu sobre as águas do Lago Paranoá.