Cidades

CEB quer tirar subestações de ministérios para evitar novos acidentes

A companhia, que já investiu cerca de R$ 10 milhões em obras paliativas na Esplanada, prevê que as reformas em subestações dos ministérios fiquem prontas ainda este ano

postado em 25/10/2013 18:00

Os cerca de R$ 10 milhões investidos até agora na reforma das subestações de energia da Esplanada dos Ministérios não são a solução definitiva para o problema que causou um curto-circuito no prédio do Ministério das Comunicações. Segundo o diretor de operações da Companhia Energética de Brasília (CEB), Manoel Clementino, apenas a retirada das subestações de dentro dos prédios resolveria de vez o problema e evitaria novos acidentes. Ele falou à imprensa nesta sexta-feira (25/10).

Técnicos da companhia instalam, desde o fim do ano passado, transformadores para evitar sobreaquecimento e exaustores para minimizar o efeito da fumaça em caso de novos acidentes. As obras começaram depois que um acidente desses matou um funcionário terceirizado da companhia, no último novembro. A reforma até agora foi paliativa e a solução definitiva depende de série de estudos de grupo de trabalho que envolve governos federal, distrital e Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan).

Segundo Clementino, a reforma no prédios do Ministérios das Comunicações e dos Transportes será concluída ainda nos primeiros quinze dias de novembro. Já a reforma no Ministério do Esporte deve ser concluída ainda em outubro. De acordo com o Clementino, 15 dos 17 ministérios já foram reformados antes do curto-circuito dessa quinta-feira (24/10).


[SAIBAMAIS]Fumaça nos corredores
No final da tarde dessa quinta-feira (24/10), servidores tiveram de abandonar o prédio no Ministério das Comunicações e Transporte. Cerca de 30 pessoas foram atendidas pelos bombeiros e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) por terem inalado fumaça tóxica, que se espalhou pelo sistema de ar condicionado - dezesseis delas foram encaminhadas ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran) com intoxicação.

Os bombeiros foram acionados, após um chamado de explosão no local e afirmaram que houve curto-circuito na subestação da CEB. A companhia informou que o curto-circuito danificou cabos de baixa tensão da estação transformadora do prédio. A função dos cabos danificados é distribuir energia para o prédio.

No último 15/9, a explosão de um gerador no subsolo do Ministério dos Esportes matou um funcionário da CEB. Wilson de Pádua não resistiu ao acidente que deixou outra pessoa ferida. O incidente também provocou um incêndio nas dependências do ministério.

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação