Em época de concorrência acirrada, as empresas se empenham para conquistar os clientes e garantir que eles retornem ao estabelecimento. Uma das formas é fidelização do freguês, oferecendo descontos, brindes e até serviços grátis quando ele passa a ser comprador assíduo. O programa iniciado nas companhias aéreas se expandiu para o comércio varejista e, hoje, está nos mais diversos segmentos. Do posto de gasolina ao restaurante, passando por salões de beleza, butiques, pet shop e farmácias, as lojas oferecem as mais diversas vantagens na intenção de conquistar o consumidor. A estratégia dos lojistas tende a ser um bom negócio também para os clientes. Mas o consumidor deve ficar atento às condições do programa proposto pela empresa.
Existem dois tipos de programa de fidelização. No mais simples, o lojista oferece ao comprador um cartão e o carimba toda vez que ele vai ao estabelecimento. Após determinado número de selos, o consumidor ganha algum brinde, normalmente um serviço de graça. É o que acontece no salão de Soraya Roquete Furtado, 33 anos, que funciona no Lago Sul. Ela oferece um cartão, que é carimbado todas as vezes que a cliente busca o serviço de manicure, pedicure, escova, corte ou hidratação. Dez visitas depois, a freguesa ganha um brinde. ;Oferecemos o pé, a mão ou a escova, que são os serviços mais procurados;, explica a proprietária.
Para Soraya Furtado, 45, é normal que mulheres frequentem sempre o mesmo salão. A fidelização, assim, é uma maneira de presentear as clientes. ;Um dia ela vai e não paga. Eu vejo a satisfação da cliente quando isso acontece e eu também fico feliz, porque significa que ela estava ali na semana anterior e vai voltar na seguinte;, conta. Soraya tem cerca de 50 freguesas fidelizadas. Nos cartões, estão escritos apenas o nome e o telefone delas. O que já é suficiente para a dona do salão. ;Eu conheço cada cliente, sei quem completa o cartão.;
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