Brasília é a campeã no ranking das capitais com maior número de cartões do país. Cerca de 2,2 milhões de pessoas na capital federal carregam cartão de débito, de crédito ou de crediário de uma loja. O número corresponde a 91% da população, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões (Abecs). Além disso, mais de 40% dos clientes brasilienses preferem pagar as contas com cartão de crédito. Nesse cenário favorável ao dinheiro plástico, é expressivo o número de empresários na contramão. Quase nove em cada 10 comerciantes do DF preferem receber em dinheiro e 11,7% deles não aceitam nenhum tipo de pagamento por meio eletrônico.
Os dados são de duas pesquisas divulgadas esta semana. A primeira, encomendada pela Abecs, mostrou que o consumidor brasileiro já paga metade dos gastos mensais por meio do cartão,de débito, de crédito ou de loja. A pesquisa revelou que 76% da população brasileira possui algum cartão ; crescimento de oito pontos percentuais em cinco anos. O outro estudo, inédito, é do Instituto Fecomércio do DF sobre o uso de meios eletrônicos de pagamento nos setores de comércio, serviços e turismo de Brasília e foi divulgado com exclusividade para o Correio.
De acordo com a Abecs, a posse de meios eletrônicos de pagamento cresceu gradativamente nos últimos seis anos, passando de 68%, em 2008, para 76% em 2013. O total de pessoas com cartões nas 11 capitais brasileiras pesquisadas supera 20 milhões. Em Brasília, o percentual sobe para 91%, sendo a modalidade débito o mais usado (89% das pessoas têm um). Além disso, 71% dos consumidores possuem cartão de crédito, metade deles nacional e 36% internacional. O número está bem acima das demais capitais. No Recife ; segundo lugar no ranking nacional ;, 53% da população têm cartão de crédito, 57% nacional e só 8% internacional.
A matéria completa está disponível para assinantes. Para assinar, clique