postado em 01/11/2013 11:49
O Diário Oficial do Distrito Federal publicou nesta sexta-feira (1;/11) um plano de ação organizado pela Secretaria de Justiça do DF (Sejus), que será realizado nos cemitérios no dia de finados, celebrado no sábado (2/11). A pasta estima que um milhão de pessoas devem passar nos locais até segunda-feira (4/11).Doze tendas serão distribuídas entre os seis cemitérios da empresa Campo da Esperança na capital - Asa Sul, Taguatinga, Gama, Sobradinho, Planaltina e Brazlândia - com servidores à disposição dos visitantes para tirar dúvidas, repassar informações, fiscalizar irregularidades. O atendimento é amparado pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Mais 50 servidores estarão divididos entre uma equipe de Coordenação de Assuntos Funerários (Sejus), que cuidará da fiscalização do cemitério, e um grupo do Procon-DF atenderá as queixas pertinentes ao CDC, como preços abusivos, por exemplo.
[SAIBAMAIS]Os cemitérios funcionarão, no sábado (2/11), com horário ampliado, das 7h até 18h, que pode se estender até às 19h. Nos demais dias, os portões abrirão das 8h às 18h.
Locomoção
O acesso de veículos nos cemitérios no dia de finados só será permitido para condutores que tenham credencial, previamente emitida pelo Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF), para idosos e pessoas com deficiência. Por terem maior circulação e extensão, o Campo da Esperança disponibilizará vans para locomoção nos cemitérios de Brasília, Taguatinga e Gama.
Cemitérios
- Campo da Esperança (Asa Sul): 916 sul
- São Francisco de Assis (Taguatinga Norte): SOFHN Área Especial Cemitério
- Cemitério do Gama: SOE Quadra 3 Área Especial Cemitério Setor Oeste
- Cemitério de Sobradinho: AR 7 Área Especial Cemitério Sobradinho
- Santa Rita (Planaltina): SNO Conjunto E Área Especial Cemitério
- Cemitério de Brazlândia: SNO Quadra 6 Área Especial Cemitério