postado em 02/11/2013 12:05
[SAIBAMAIS]Em Taguatinga, o visitante encontra trânsito tranquilo e sem complicações na via marginal ao cemitério da cidade. Ainda não se tem uma parcial sobre o número de pessoas, mas quem for ao local deverá encontrar movimento. O acesso ao Setor H Norte será feito apenas pela entrada principal. A via que fica ao lado do campo santo está interditada durante todo o dia. A estimativa da polícia militar é que 80 mil pessoas visitem o local.
No Campo da Esperança da Asa Sul, como de costume, o túmulo de é o mais visitado. Doradilma Leite Gomes, 45 anos, moradora do Paranoá, reza pela garota todos os anos. "Venho cuidar do túmulo do meu marido e passo aqui. Conheci a história da Ana Lídia ainda na escola, quando eu era pequena. Acho muito importante lembrar das pessoas que passaram nas nossas vidas e nos fizeram bem", diz
Somente carros credenciados estão autorizados a entrar no cemitério. Os visitantes que forem ao local vão enfrentar trânsito intenso e esquema especial para evitar engarrafamento na região. No Gama, Sobradinho, Planaltina e Brazlândia, a previsão é que o movimento seja igual ao registrado no feriado de 2012.
Há 23 anos, Luzia Aparecida Ferreira, 73 anos, visita o túmulo do marido. Este sábado, ela aproveitou para rezar também pela alma de amigos enterrados no Campo da Esperança. "É importante lembrar das pessoas que a gente ama e se foram. Venho todos os anos, mais de uma vez", conta. "Também achei fácil chegar aqui de ônibus e não está tumultuado", acrescenta a moradora do Guará.
Durante todo o dia, funcionários da Secretaria de Justiça, com a Coordenação de Assuntos Funerários e o Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-DF), vão trabalhar no atendimento ao cidadão recebendo denúncias, tirando dúvidas sobre a localização dos túmulos e fiscalizando irregularidades. Serão montadas 12 tendas de atendimento, com cerca de 50 servidores, divididos entre os seis cemitérios.