Cidades

Cada vez mais independente, Águas Claras vê chegada de rede hoteleiras

Comércio diversificado, vida noturna agitada e proximidade do Aeroporto Internacional JK. Pelo menos esses três fatores são suficientes para atrair investidores dispostos a construir estabelecimentos de hospedagem menos sofisticados

postado em 06/11/2013 06:03

Águas Claras: a cidade é considerada um bom vetor de crescimento, com a oferta de serviços e opções de diversão para quem chega ao DF

Se Águas Claras entrasse para o Censo 2010 como cidade independente, e não parte de Brasília, ela seria a 194; mais populosa do Brasil, que conta 5.561 municípios. Com área de 30 quilômetros quadrados, a região abriga 135 mil habitantes (a sétima posição em relação às demais regiões administrativas) e é um grande conglomerado de prédios, que chegam a ter até 30 andares. Procurada por concurseiros e concursados, ela funciona como subúrbio da classe média, além de ser um grande canteiro de obras ; os edifícios residenciais e comerciais aumentam a cada dia.

À época da emancipação dos limites da poligonal, oito anos atrás, a procura por apartamentos era de famílias jovens, que queriam morar em um lugar com segurança e fugir dos altos preços dos imóveis no Plano Piloto. Com o crescente interesse desse segmento, os empresários viram na cidade uma oportunidade de investimento. Hoje, o morador de Águas Claras não tem necessidade de ir a outra região administrativa para encontrar algum produto.

;Praticamente, não vou ao Plano Piloto. O comércio me atende completamente: tem mercado e shopping aqui perto, e até mesmo uma galeria de arte. Para sair à noite, é uma caminhada de alguns minutos para o bar mais próximo, que, nos fins de semana, está sempre lotado;, descreve, satisfeito, o consultor do Sebrae Rogério de Ávila, 44 anos.

Paulista de Jundiaí, Rogério se mudou do Plano Piloto com a esposa há quatro anos. O casal alugava um apartamento de dois quartos, sem garagem. Em Águas Claras, compraram uma cobertura que conta com piscina e quatro vagas na garagem, além de ter três quartos. O preço pelo qual adquiriram o imóvel era inferior ao valor do apartamento na Asa Sul. Com mais espaço privado ao ar livre, ele pôde até mesmo se dedicar a um hobby: tem uma estação meteorológica em casa, com a qual documenta o clima e a temperatura da cidade desde quando se mudou, em 2009.

Além dos expressivos investimentos imobiliários na região, grandes empresas estão de olho no alto consumo da cidade. A rede hoteleira Accor deve instalar dois hotéis em Águas Claras ; um com 164 apartamentos e outro e 202 quartos a preços mais populares. Os dois empreendimentos deverão ser concluídos até 2016, vão representar um investimento de R$ 40 milhões no local. Segundo a assesoria da rede Accor, as áreas foram adquiridas pela construtora Faenge, que iniciará a construção dos hotéis no próximo ano.

A matéria completa está disponível aqui para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação