Jornal Correio Braziliense

Cidades

PR se movimenta para lançar Arruda na disputa ao Palácio do Buriti

Integrante da base aliada da presidente Dilma Rousseff, partido tenta construir postura independente ao governador Agnelo Queiroz, mas tem cargos no Executivo local

A propaganda política nacional do PR que vai ao ar hoje à noite mostrará um partido alinhado com o governo petista da presidente Dilma Rousseff. Por outro lado, no Distrito Federal, as inserções de televisão da legenda não poupam críticas à gestão do governador Agnelo Queiroz (PT). As divergências de postura entre o diretório nacional do partido e o comando regional da sigla aumentam as especulações sobre qual será o posicionamento do PR nas eleições locais no ano que vem. Os dirigentes partidários do DF defendem o lançamento de candidatura própria em 2014. O nome mais forte para a disputa é o do ex-governador José Roberto Arruda, recém-filiado à legenda. Mas o PR continua com cargos no governo e, entre aliados de Agnelo, persiste a expectativa de que o partido volte à base aliada do Palácio do Buriti.

O PR fez parte do grupo de sustentação do GDF até setembro, quando houve uma alteração no comando da sigla como forma de preparação para a chegada de Arruda. O então presidente regional, deputado Ronaldo Fonseca, aliado de Agnelo Queiroz, deixou o cargo por conta da mudança dos rumos de posicionamento. Aliados do ex-governador receberam carta branca do diretório nacional do PR para comandar a organização e formar coligações para a corrida eleitoral de 2014.

O presidente do PR no Distrito Federal, Salvador Bispo, explica que a permanência do partido na base de Dilma Rousseff não tem influência nas decisões locais. ;Quando assumimos o partido, recebemos total liberdade de atuação. Não me oponho a um possível apoio do partido à Dilma, mas aqui estamos à vontade para a campanha do ano que vem. Participaremos das eleições locais com total autonomia;, afirma Salvador.

A matéria completa está disponível aqui para assinantes. Para assinar, clique aqui.