Cidades

Primeiro fotógrafo oficial da Presidência abrilhantou o fotojornalismo

Gervásio Baptista, hoje com 90 anos, registrou guerras, políticos e artistas

postado em 10/11/2013 08:01
Gervásio Baptista, hoje com 90 anos, registrou guerras, políticos e artistas
Fotógrafo com a credencial número 001 do Palácio Planalto. Autor da mais célebre imagem de Juscelino Kubitschek. Um dos poucos profissionais brasileiros a cobrir as mais importantes guerras e revoluções do século passado. E ainda na ativa. Aos 90 anos, Gervásio Baptista, premiado e reconhecido pelos colegas como um dos ícones do fotojornalismo nem pensa em aposentar as câmeras. Mesmo sendo casado com uma única mulher em toda a vida, não se intimida em dizer que tem ;amantes;: as máquinas fotográficas.

Conheceu o primeiro equipamento aos 11 anos. Estava em um colégio na Bahia, onde nasceu, quando, em uma tarde, o pai perguntou: ;Você já escolheu o que vai ser quando crescer?; Ele respondeu: ;Não.; De pronto, o pai retrucou: ;É melhor escolher de uma maneira rápida, pois um homem que não tem uma profissão não pode se tornar pai de família.; ;Tudo bem;, disse Gervásio. Foi ao chão, pegou uma caixa de fósforos, abriu e a usou como máquina. Fez todos os gestos como se estivesse batendo uma foto. ;Era o meu brinquedo;, conta.



Logo, o pai conseguiu um amigo para ensinar fotografia ao filho. Ele começou observando. Aprendeu o processo de revelação. Ajudava a lavar a fotografia. Num dia, apareceu um senador da República, chamado Rui Santos, da antiga União Democrática Nacional (UDN). Ele precisava de uma foto 3 x 4. ;Me cobri com o pano e puxei a cadeira porque não tinha altura suficiente. Fiz a foto, revelei e entreguei a ele. Ficou feliz da vida e disse: ;Quer trabalhar comigo?; Falou para eu ir ao jornal Estado da Bahia, que ia me dar um emprego. Fui e consegui;, lembra Gervásio.

Confira algumas fotos do arquivo pessoal de Gersávio Baptista.

Gervasio Batista na guerra do Vietna
Gervasio Batista (d) com o Presidente Argentino Raul Alfonsin.
Gervasio Batista com Jorge Amado.

A matéria completa está disponível para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação