Cidades

Casal percorre país em busca de iniciativas sociais que transformam vidas

De passagem pelo Distrito Federal, eles registram os bons exemplos que encontram por aqui.

postado em 10/11/2013 08:05
De passagem pelo Distrito Federal, eles registram os bons exemplos que encontram por aqui.
Fé na humanidade e desprendimento. Essas foram as motivações que, há quase três anos, fizeram Iara Xavier, 33 anos, e Eduardo Xavier, 45, pedirem demissão, venderem o apartamento onde moravam e saírem pelo mundo à procura de pessoas que fazem a diferença nas suas comunidades. Assim, nasceu o projeto Descobridores de bons exemplos. ;Não temos vínculos políticos, religiosos nem patrocínio. Acreditamos, no entanto, que podemos sensibilizar as pessoas, seja para que façam algo positivo, seja para que ajudem quem já faz;, explica Iara.

Ao longo de muitos anos, os dois amadureceram a decisão de deixar Divinópolis, em Minas Gerais, mas a coragem só chegou em janeiro de 2011. ;Não contamos para as nossas famílias com antecedência nem fizemos planejamento. A preparação foi no caminho mesmo, no primeiro ano da expedição;, lembra Eduardo. Desde então, ganharam as estradas do Brasil. Em 34 meses, rodaram mais de 174 mil quilômetros e catalogaram 782 ações. Todo o trabalho vem sendo devidamente registrado em um site ; www.cacadoresdebonsexemplos.com.br ; e na página de uma rede social. Sem paradeiro fixo e tevê, a internet é a única aliada do casal. É por meio dela que pedem dicas aos seguidores sobre potenciais projetos a serem visitados.



Nesta semana, eles chegaram à capital do país. Tão logo ficaram sabendo, muitos admiradores brasilienses passaram a fazer sugestões. Anotadas as ideias, em cinco dias, visitaram 10 iniciativas, entre elas, a Biblioteca Popular, do açougue T-Bone; o Vida Positiva, coordenado por Vicky Tavares; e a Abrace. ;Devemos ficar aqui até o dia 20 e conhecer, pelo menos, mais 10 ações;, conta Iara. Na previsão do fim de semana, havia um passeio com integrantes do Projeto Deficiente Visual na Trilha e uma visita a Cristina Del;Isola, do Movimento Maria Cláudia pela Paz.

A matéria completa está disponível aqui para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação