A chuva (13/11) prejudicou os brasilienses que dependiam do metrô para trabalhar. Um pico de energia parou todos os trens. O Metrô-DF informou que os funcionários entraram em contato com a Companhia Energética de Brasília (CEB) para resolver o problema.
A CEB informou que uma falha na subestação de Samambaia Sul, que alimenta a subestação de Águas Claras, deixou a cidade e parte do metrô sem energia. Segundo a companhia, a energia foi restabelecida por volta das 9h, contudo o Metrô-DF informou que por volta das 9h30 os trens ainda não tinham voltado a funcionar.
Furnas informa que não foi registrado qualquer problema no sistema da empresa que atende à região do Distrito Federal na manhã deste quarta-feira (13/11). "As Subestações de Samambaia e Brasília Sul, assim como todas as outras instalações da empresa que alimentam o Distrito Federal, funcionaram perfeitamente e não foram responsáveis pela interrupção no fornecimento de energia registrado na manhã de hoje na capital federal".
Com os trens parados, muitos passageiros tiveram de andar nos túneis apenas com a luz de emergência. Na estação da 108 Sul, muitas pessoas passaram mal e tiveram de ser socorridas.
Para quem tenta chegar ao trabalho de carro ou ônibus também enfrenta complicações. Nas entrequadras da Asa Norte e no Eixo Monumental há vários sinais intermitentes. Já quem tenta acessar a L2 ou os eixinhos encontra engarrafamento.
As pistas sentido Esplanada dos Ministérios estão alagadas. Para passar, veículos avançam com velocidade bem reduzida. Alagamentos também foram registrados na 101 Sul e 907 Sul, próximo ao colégio Elefante Branco. As ruas das quadras 509 e 709 Norte também estão alagadas.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a chuva também provocou a queda de um toldo e parte do teto de um comércio da 412 Sul, mas não há registro de vítimas. Uma árvore caiu no Centro de Ensino Especial da 612 Sul e a queda de uma outra estrutura bloqueou a entrada do Parque da Cidade pela 710 Sul.
Segundo relatos de moradores de Samambaia, algumas residências estão sem energia desde às 21h de ontem. Pelo , a leitora Talita Souza ressaltou que a chuva também prejudica o trânsito na região. "Ônibus demoram horas para passar e no fim todos se encontram no trânsito da EPTG e saem prejudicados" disse.
Júnior Cruz, morador de Taguatinga Norte, afirma que a QNG 34 da cidade ficou sem energia às 21h por conta da chuva de ontem. Pontos de Águas Claras, Asa Norte também foram atingidos pelo pico de energia. Outra informação enviada pelos internautas é de que o Eixo W Norte na altura da 103 está inundado.
A Novacap informou que não recebeu chamados de emergência e as obras de recapeamento não afetam o condutor, já que, segundo o órgão, os trabalhos são intensificados no período da seca. Contudo, a Novacap pede que os motoristas tenham atenção redobrada e evitem jogar lixo em vias públicas, uma vez que os resíduos sólidos podem obstruir as bocas de lobo. Equipes estão de prontidão para recolher as árvores que caíram com o temporal. Os moradores que presenciarem situações de alagamento por conta dos bueiros entupidos podem ligar para o número 3403-2626 de 8h às 18h e solicitar o serviço de limpeza.
[VIDEO1]
Com informações de Ariadne Sakkis