Cidades

Grande número de casos de dengue no Entorno oferece riscos ao DF

Até outubro, Goiás contabilizou 140,4 mil notificações, além de 58 mortes

postado em 20/11/2013 06:00
Até outubro, Goiás contabilizou 140,4 mil notificações, além de 58 mortes

Apesar de o Distrito Federal apresentar a situação menos preocupante na Região Centro-Oeste, segundo o balanço divulgado ontem pelo Ministério da Saúde, os arredores oferecem perigo. Até outubro, Goiás contabilizou 140,4 mil notificações, além de 58 mortes. Muitas das cidades em situação mais alarmante são próximas ou limítrofes a Brasília, como Vila Boa, Valparaíso e Águas Lindas, classificadas com alto risco de desenvolver epidemias. Em boa parte dos casos, os pacientes procuram e recebem tratamento em unidades de saúde da capital.

Essas divisas coincidem com as regiões mais preocupantes do DF, como Ceilândia, que mereceu atenção especial da Dival. ;Áreas como o Sol Nascente são mais sensíveis pela falta de infraestrutura. A Ceilândia é, ainda, porta de entrada para cidades do Entorno, que viveram epidemias este ano, como Águas Lindas;, complementa o diretor de Operações da Dival.

Por isso, os órgãos de saúde estão se adiantando. ;O Entorno é uma preocupação contínua. Vamos entregar kits de diagnóstico e melhorar o diálogo com as prefeituras (goianas) no intuito de diminuir o impacto na nossa rede. Não podemos esperar uma articulação com o governo de Goiás. Se preciso for, como em 2010, vamos montar hospitais de campanha para atender pacientes do Entorno;, explicou o secretário de Saúde do DF, Rafael Barbosa.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação