Cidades

Paciente de primeiro transplante de medula óssea do DF passa bem

O transplante medular levou cerca de uma hora e terminou por volta das 16h30 desta quarta-feira

postado em 20/11/2013 17:53
Foi realizado o primeiro transplante de medula óssea pela rede pública do Distrito Federal. O paciente, um idoso de 67 anos, passa bem e deverá permanecer em observação por tempo indeterminado na enfermaria do Instituto de Cardiologia do DF, localizado no Hospital das Forças Armadas (HFA). O transplante medular levou cerca de uma hora e terminou por volta das 16h30 desta quarta-feira (20/11). Na rede particular do DF, o procedimento de transplante medular já é realizado há pelo menos dez anos.



O hematologista responsável pelo procedimento, Gustavo Beparelo, afirmou ao Correio que a operação foi um sucesso."O risco que há neste momento pós-operatório é de o paciente desenvolver infecções, por isso, ele deve permanecer sob avaliação médica por mais algum tempo", disse. O paciente sofria com um mieloma múltiplo, uma espécie de proliferação de células chamadas plasmócito, que defendem o organismo de infecções por meio da produção de anticorpos.

[SAIBAMAIS]A operação é semelhante a uma transfusão de sangue e consiste em devolver ao paciente a medula coletada antes do início das sessões de quimioterapia, de forma que as células transplantadas não sejam atingidas pelo procedimento quimioterápico e, uma vez de volta ao corpo, possam se reestabelecer de forma saudável.

A cirurgia de medula óssea é a sexta modalidade de transplante feita em Brasília. A capital federal ocupa o primeiro lugar na quantidade de transplantes de coração, rim e córnea e, o segundo lugar, no de fígado e de pulmão. Dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) revelam que o DF é o campeão nacional de doadores, com 31,6 por milhão de habitantes. Santa Catarina está com a segunda posição, com 24,5 doadores. No Brasil, essa média é de 3,13.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação