Cidades

Monumentos da capital abrigam obras de artistas renomados no Brasil

As peças fazem parte do dia a dia dos moradores e chamam a atenção de turistas que visitam a cidade

postado em 21/11/2013 06:40
Estátua dos apóstolos em frente a Catedral de Brasília

As assinaturas de artistas plásticos brasileiros e estrangeiros estão impressas em vários endereços do Distrito Federal, em especial no coração de Brasília. Boa parte dos pontos turísticos da capital, como o Palácio Itamaraty e a Praça dos Três Poderes, serve de abrigo para esculturas que levam nomes de profissionais reconhecidos internacionalmente, entre eles a francesa Marianne Peretti, o paulista Bruno Giorgi e o mineiro Alfredo Ceschiatti. Esse último, por exemplo, espalhou um conjunto de obras de peso ; Banhistas, Justiça, Duas amigas, Evangelistas e Anjos ; pelos cartões-postais da cidade. São peças já incorporadas à história local e que, por essa razão, são impossíveis de dissociá-las dos monumentos desenhados pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

Um valor cultural para Brasília que, aos poucos, vem sendo notado pelos próprios brasilienses e turistas, como explica a professora do Instituto de Artes da Universidade de Brasília (UnB) Marília Panitz. ;De uns 10 anos para cá, os brasilienses têm dado mais valor a esses acervos, que são as marcas da cidade;, avalia.

A maior parte das obras expostas nas áreas internas e externas de prédios públicos foi escolhida durante as concepções dos monumentos arquitetônicos. ;O Palácio Itamaraty, por exemplo, selecionou as peças por meio do embaixador Wladimir Murtinho. Ele foi atrás dos artistas e trouxe o que havia de mais contemporâneo para a época, em 1960;, explicou a professora universitária. ;Niemeyer, com suas formas, curvas e arquiteturas escultóricas, chama para fazer um diálogo com esses artistas, que têm caráter figurativo;, acrescentou Panitz.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação