Jornal Correio Braziliense

Cidades

Em Brasília, colégios com altas notas na redação destoam do ranking geral

Colégios brasilienses que tiraram notas altas na prova escrita do Enem têm como diferencial o ensino extracurricular e a aprendizagem além da preparação para vestibular

As escolas brasilienses com as melhores notas da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) destoam do ranking das instituições classificadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) ; no qual a nota final é a soma da média da prova objetiva e a produção de texto. O primeiro colocado geral no DF, o colégio Galois, obteve média 712.81 considerando somente a prova escrita do Ministério da Educação (MEC). O colégio Sagrado Coração de Maria alcançou 720.32 pontos, em uma escala que vai de 0 a 1.000, seguido pelo Centro Educacional Maria Auxiliadora (720.00) e o Centro Educacional Leonardo da Vinci (714.51).

Leia mais notícias em Cidades

Na avaliação do doutor em educação da Universidade de Brasília (UnB) Carlos Augusto Medeiros, o desempenho na redação do Enem demonstra a maturidade dos estudantes. ;É interessante notar que justamente as escolas preocupadas na formação cidadã, e não só na preparação dos alunos para um processo seletivo específico, tais como vestibular, PAS (Programa de Avaliação Seriada) ou Enem, tiveram as melhores notas;, ressalta. Para ele, a dificuldade dos alunos na produção de texto não seria a forma, mas o conteúdo. Mesmo com nota média de 700 pontos na redação, as escolas do DF não figuram no ranking nacional das 20 melhores instituições. O tradicional colégio carioca São Bento obteve a média mais alta do país, ao alcançar 810.53.

As escolas da capital com melhor rendimento no quesito redação têm em comum a estrutura curricular voltada para a leitura e produção textual desde o ensino fundamental. A coordenadora pedagógica do Sagrado Coração de Maria, Valéria Cândida Barreto Marinho, explica que o sucesso nas notas da redação no Enem se deve à interdisciplinariedade desenvolvida entre os alunos a partir do 9; ano. ;Não existe segredo ou fórmula, mas sim um trabalho contínuo do ensino acadêmico aliado à formação social do estudante, que é o que garante a base de conteúdo para a redação de texto;, afirma.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.