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Em Brasília, colégios com altas notas na redação destoam do ranking geral

Colégios brasilienses que tiraram notas altas na prova escrita do Enem têm como diferencial o ensino extracurricular e a aprendizagem além da preparação para vestibular

postado em 28/11/2013 06:00
As escolas brasilienses com as melhores notas da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) destoam do ranking das instituições classificadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) ; no qual a nota final é a soma da média da prova objetiva e a produção de texto. O primeiro colocado geral no DF, o colégio Galois, obteve média 712.81 considerando somente a prova escrita do Ministério da Educação (MEC). O colégio Sagrado Coração de Maria alcançou 720.32 pontos, em uma escala que vai de 0 a 1.000, seguido pelo Centro Educacional Maria Auxiliadora (720.00) e o Centro Educacional Leonardo da Vinci (714.51).

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Na avaliação do doutor em educação da Universidade de Brasília (UnB) Carlos Augusto Medeiros, o desempenho na redação do Enem demonstra a maturidade dos estudantes. ;É interessante notar que justamente as escolas preocupadas na formação cidadã, e não só na preparação dos alunos para um processo seletivo específico, tais como vestibular, PAS (Programa de Avaliação Seriada) ou Enem, tiveram as melhores notas;, ressalta. Para ele, a dificuldade dos alunos na produção de texto não seria a forma, mas o conteúdo. Mesmo com nota média de 700 pontos na redação, as escolas do DF não figuram no ranking nacional das 20 melhores instituições. O tradicional colégio carioca São Bento obteve a média mais alta do país, ao alcançar 810.53.

As escolas da capital com melhor rendimento no quesito redação têm em comum a estrutura curricular voltada para a leitura e produção textual desde o ensino fundamental. A coordenadora pedagógica do Sagrado Coração de Maria, Valéria Cândida Barreto Marinho, explica que o sucesso nas notas da redação no Enem se deve à interdisciplinariedade desenvolvida entre os alunos a partir do 9; ano. ;Não existe segredo ou fórmula, mas sim um trabalho contínuo do ensino acadêmico aliado à formação social do estudante, que é o que garante a base de conteúdo para a redação de texto;, afirma.

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