Cidades

Alavancas de segurança quebradas dificultaram a saída de passageiros

Eles precisaram quebrar os vidros das janelas para sair do coletivo, que furou a barreira de contenção na Elmo Serejo

postado em 03/12/2013 12:28

As alavancas de segurança do ônibus que furou a , nesta manhã de terça-feira (3/12), quebraram, o que dificultou a saída dos cerca de 84 passageiros do coletivo. Desesperadas, as pessoas de dentro do veículo tiveram que quebrar os vidros das janelas. Pelo menos um homem e duas mulheres foram levados para o Hospital de Taguatinga (HRT) com escoriações leves.

Passageiros quebraram vidros das janelas para conseguirem saltar do coletivo

A auxiliar de contabilidade Flávia Martins dos Santos, 27 anos, torceu o pé direito ao pular do coletivo. Ela conta que como o ônibus estava muito cheio, apenas quem estava na frente conseguia ver a cratera. Quem estava no meio e no fundo do veículo começou a se desesperar, pois pensaram que o veículo iria cair no buraco.



Segundo Flávia, o motorista não abriu a porta do coletivo, pois era perigoso. Os passageiros tentaram sair pelas janelas do ônibus, mas as alavancas de segurança quebraram.

Para a auxiliar de contabilidade, algo precisa ser feito para melhorar a segurança dos coletivos. "Já que esses ônibus velhos ainda não estão circulando, o mínimo que poderiam fazer é uma análise deles antes de colocá-los nas ruas, porque são vidas que estão correndo risco."

O servente de serviços gerais Edivaldo Pereira da Silva, 32 anos, também estava no ônibus. Ele teve ferimentos leves na testa e no braço, e conta que quando se preparava para pular pela janela do coletivo, alguém o empurrou e ele acabou caindo sob o braço. Para ele, o acidente poderia ter sido pior. "A nossa sorte foi que o ônibus, antes de perder o freio, já estava em baixa velocidade por causa do engarrafamento, porque se não tinha sido pior. Corria o risco de entrar no buraco."

De acordo com o Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), a última vistoria do ônibus foi feita em novembro deste ano e estava em dia. O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran) informou ainda que a documentação do veículo e do motorista também estavam em dia.


Com informaçõs de Thiago Soares

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação