postado em 03/12/2013 15:57
O deputado distrital Benedito Domingos (PP) foi notificado nesta terça-feira (3/12) sobre a abertura de processo de cassação contra ele na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Com isso, começam a contar oficialmente os prazos, sendo o primeiro deles o de 30 dias para apresentação de defesa escrita do parlamentar.
A notificação ocorreu exatamente uma semana depois de Patrício (PT) ter sido sorteado como relator do caso na Comissão de Ética. O colegiado decidiu abrir procedimento por quebra de decoro em 21 de novembro.
O investigado passou uma semana sem ir à Câmara Legislativa. O distrital alegou problemas de saúde e apresentou um atestado médico para justificar a ausência. Quando o relator enviou uma equipe na residência do parlamentar para notificá-lo, Benedito Domingos foi à Casa e assinou a notificação.
Benedito Domingos foi condenado em outubro pelo Conselho Especial do Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios (TJDFT) por crimes como corrupção passiva, formação de quadrilha e fraude a licitações (crime continuado 22 vezes). A condenação pela acusação do distrital ter beneficiado empresas de sua família na contratação da ornamentação natalina de 22 cidades do DF em 2008. A decisão colegiada tornou-o inelegível por oito anos e levou a Câmara Legislativa a reabrir um processo de cassação que estava suspenso (sobrestado) desde 2011.