Cidades

DF tem mais endividados que a média nacional, diz Fecomércio

Houve aumento de mais de 15 mil endividados em novembro (2,1% ante outubro)

postado em 04/12/2013 15:59
Mais de 600 mil famílias do DF estão com algum tipo de dívida - com o cheque pré-datado, cartão de crédito, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro e seguros. O percentual de famílias brasilienses endividadas em novembro foi de 82,6%. Houve um aumento de mais de 15 mil endividados - 2,1%, em comparação com o mês anterior. Nacionalmente, o percentual de endividados foi de 61,4% no mês de novembro.

Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio).

Dentre as famílias com contas em atraso, 39% disseram ter condições de quitar suas dívidas totalmente e 53,5% afirmaram ter condições de quitar parcialmente. Apenas 3,9% falaram que não têm condições de pagar os débitos. A pesquisa foi realizada com uma amostra de 600 famílias.



O maior gerador de dívidas continua sendo o cartão de crédito. Do total de endividados, 87,4% se disseram comprometidos nessa modalidade. Alguns acumulam mais de um tipo de dívida.

Na opinião do presidente da Fecomércio, Adelmir Santana, os números mostram que o brasiliense está gastando mais, principalmente por causa das compras para as festas de fim do ano. ;O último trimestre é marcado pelo alto nível de confiança do empresário e pelo aumento das vendas. A facilidade do crédito e as diversas promoções desta época enchem os olhos dos clientes que gastam mais e acabam fazendo dívidas;, explica.

O estudo serve para orientar os empresários que utilizam o crédito como ferramenta para o incremento das vendas, uma vez que permite o acompanhamento do perfil de endividamento do consumidor e sua percepção em relação à capacidade de pagamento.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação