Cidades

Caesb recebe licença prévia para captar água do Paranoá e abastecer cidades

Segundo o presidente da Caesb, Célio Biavati Filho, o Sistema Paranoá será importante para completar o abastecimento de cidades da região leste do Distrito Federa

postado em 05/12/2013 15:52

De acordo com a Companhia, a transformação do Lago Paranoá em manancial irá auxiliar na  preservação, não interferindo no nível de água e mantendo os usos múltiplos

A Companhia de Saneamento Básico do DF (Caesb) recebeu licença prévia para captar água bruta do Lago Paranoá. A decisão foi publicada no Diário Oficial do DF desta quinta-feira (5/12). Estão previstos investimentos de R$ 460 milhões.

A decisão permite que a Caesb contrate financiamentos junto a órgãos do governo federal para iniciar as obras de captação de água no local. A companhia espera obter a licença de instalação em cerca de 120 dias.

[SAIBAMAIS]Segundo o presidente da Caesb, Célio Biavati Filho, o Sistema Paranoá será importante para completar o abastecimento de cidades da região leste do Distrito Federal, atendendo aos novos núcleos habitacionais em processo de consolidação em São Sebastião, Paranoá e Sobradinho I e II. ;Vai permitir ainda a geração de excedentes para aumentar a disponibilidade hídrica em Planaltina, Brasília e Lago Norte;, acrescenta Biavati.

O Sistema Paranoá terá capacidade para produzir até 2,1 metros cúbicos de água tratada por segundo na 1; etapa - essa capacidade será elevada para 2,8 metros cúbicos por segundo na 2; etapa de implantação. De acordo com a companhia, a transformação do Lago Paranoá em manancial irá auxiliar na preservação, não interferindo no nível de água e mantendo os usos múltiplos.

Segundo a Caesb, o menor desnível geométrico, gerando consumo mais baixo de energia, menor investimento no custo de implantação e operação, comprovada qualidade da água e proximidade da captação com os centros de consumo são outros benefícios do sistema.


A utilização de um lago urbano como o Paranoá exigirá cuidados especiais da Caesb no tratamento da água. O processo a ser adotado está preparado para garantir a qualidade da água distribuída em nível igual ou superior ao já produzido pelas outras unidades de tratamento da Companhia, incluindo a remoção de eventuais microcontaminantes.

As análises da água do Paranoá até agora, inclusive aquelas realizadas em parceria com a Universidade de de Brasília (UnB) e universidades alemãs, indicam que a concentração de microcontaminantes é muito baixa.

A Caesb informou que a implantação do Sistema Paranoá vai ser crucial para a consolidação das comunidades em processo de regularização tanto na região de Sobradinho II, como também do Jardim Botânico e Setor Habitacional Tororó. Também é fundamental para a viabilização dos grandes empreendimentos habitacionais do "Programa Morar Bem" do Governo do Distrito Federal.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação