Cidades

Temporal causa alagamentos, falta de luz e lentidão no trânsito em Brasília

Há relatos sobre apagões no Lago Sul, Cruzeiro e Sudoeste. Por meio de aplicativo colaborativo de trânsito, motoristas relatam a lentidão em vias como Epia, Epig, Eixões Norte e Sul

postado em 05/12/2013 20:24

Chuva deixa vias inundadas em vários locais no DF
A forte chuva que atingiu o Distrito Federal na tarde desta quinta-feira (5/12) deixou várias regiões sem energia. Há relatos sobre apagões no Lago Sul, Cruzeiro, Asa Norte e Sudoeste.

Em nota, a Companhia Energética de Brasília (CEB) informou alguns locais onde, ainda no final da noite, faltavam energia: Hospital Infantil do Câncer, Hospital de Apoio do GDF, Casa de Repouso Nossa Senhora de Fátima, Sanatório Espírita de Brasília, Canil, QG do Exército, Água Mineral, Granja do Torto, Embaixada da Bolívia, SCES Trechos 1 e 2 (Trem do Lago, Posto de Combustíveis, Clube de Oficiais da PMDF e Nipobrasileiro), Parque da Cidade, Asa Sul, Itapoã e Paranoá.

No comércio da QI 25 do Lago Sul, o problema é enfrentado desde a manhã. "Todas as mercadorias perecíveis que dependem da energia elétricas foram perdidas. A luz acabou no meio da produção dos pães e toda matéria prima do dia estragou", conta Rodrigo Flausino, que trabalha em uma padaria no bloco D do comércio local. "Alugamos um gerador para fazer produção do dia seguinte".

Há relatos sobre apagões no Lago Sul, Cruzeiro e Sudoeste. Por meio de aplicativo colaborativo de trânsito, motoristas relatam a lentidão em vias como Epia, Epig, Eixões Norte e Sul
Por meio do Waze, aplicativo colaborativo de trânsito, motoristas relataram, no começo da noite, a lentidão em vias como Epia, Epig, Eixões Norte e Sul. Na via do Parque da Cidade que dá acesso à Epig, a velocidade média é de 4 km/h.

Na W3 Norte, altura da SQN 512, um ônibus que fazia a linha 156.6 (Guará/Asa Norte) quebrou e inundou-se - havia 36 pessoas no coletivo. Um dos passageiros chegou a se desesperar e saltou do veículo. O cobrador do ônibus Marcelo Barbosa tentou manter a calma das pessoas: "Tenho curso de bombeiro civil e tentei usar um pouco do meu conhecimento para ajudar".

Por questões de segurança, todas as três faixas de um lado da W3 foram bloqueados pelo Detran. No incidente, uma cena inusitada. Duas pessoas saíram de um carro e foram até as bocas de lobo da via para desobstruí-las, ajudando no escoamento da àgua e evitando uma possível tragédia.

O departamento de trânsito fechou, devido a alagamento, as tesourinhas entre as quadras 115 Norte e 315 Norte. No local, um carro ficou alagado e chegou a flutuar. "Achei que dava pra passar, mas rapidamente a água subiu. Fiquei desesperado e minha reação quando vi as pessoas gritando foi me jogar pra fora do carro", relata Thomaiko Santos, dono do Fiat Uno. Na quadra ao lado, 114 Norte, há relatos que a garagem de um prédio ficou alagada e dois carros também chegaram a flutuar.

Há relatos sobre apagões no Lago Sul, Cruzeiro e Sudoeste. Por meio de aplicativo colaborativo de trânsito, motoristas relatam a lentidão em vias como Epia, Epig, Eixões Norte e Sul
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foram registrados 27 mm de chuva até as 20h de hoje, com maior intensidade entre as 19h e as 20h, período em que choveu 18 mm. A leitora Débora Freitas registrou uma árvore caída no Eixinho Sul. Com a força do vento, que chegou a 56 km/h, dois semáforos da 214 Norte foram deslocados.

*Com informações de Saulo Araújo e Bárbara Nascimento

Assista à reportagem da TV Brasília

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação