postado em 06/12/2013 06:05
Um dos maiores cartões-postais de Brasília está perdendo o brilho. Grande atrativo para turistas e moradores da capital, a Ponte JK se tornou alvo de vândalos. Os postes baixos à direita da via, que fazem uma iluminação decorativa da pista e dos arcos, tiveram refletores e até mesmo chapas rebatedoras arrancadas. Durante o dia, as pessoas se deparam com fios expostos em metade dos postes em toda a extensão da ponte. À noite, o resultado é visível: apenas um dos arcos consegue iluminação completa.
Percorrendo a ponte, a equipe do Correio contabilizou 64 refletores menores e 18 chapas rebatedoras faltando, o que compromete a iluminação na passarela para pedestres nas laterais da via. Em todo o monumento, são 162 postes. Destes, 81 têm alguma peça em falta. O efeito à noite se justifica: dos 36 refletores maiores, utilizados para realçar os arcos, 20 sofreram ação de vândalos.
A Companhia Energética de Brasília (CEB) informou que a manutenção da ponte foi prejudicada por conta da greve da categoria, encerrada nesta semana. Em nota, a assessoria de comunicação da companhia informou que, a partir de hoje, os reparos começam no monumento. A solução mais fácil será a dos 20 refletores para o realce dos arcos, que poderão ser substituídos mais rapidamente por estarem dentro do padrão da CEB. A previsão é de que esse problema se resolva em 10 dias.
A manutenção dos postes da passarela de pedestres deve dar mais trabalho. A CEB explica que não há estrutura similar entre os materiais da estatal, e as unidades deverão ser encomendadas. Dos 81 estragados, 70 precisarão ser totalmente substituídos. Os outros carecem de reparos menores, que deverão levar menos tempo. Ainda de acordo com dados da assessoria de comunicação da empresa, a conclusão desse restauro está prevista para fevereiro de 2014.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.