Adriana Izel
postado em 07/12/2013 11:43
Três voos da companhia Gol Linhas Aéreas com destino ao Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, apresentaram atraso, neste sábado (7/12), no Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitschek. A demora causou indignação aos passageiros que se acumularam nos guichês de informação da empresa em busca de soluções. Segundo os passageiros, funcionários da Gol informaram que os atrasos foram causados por falta de tripulação.
Outras empresas também tiveram problemas parecidos. Desde a noite de sexta-feira, vários voos decolaram com atraso, principalmente, por conta do mau tempo em grande parte do Brasil. Neste sábado, dos 74 voos agendados no Aeroporto JK, cerca de 40 estão atrasados e 3 foram cancelados.
Dois voos da Gol decolaram com quase duas horas de atraso de Brasília para o Rio de Janeiro. Um terceiro, previsto inicialmente para às 10h, deve deixar a capital por volta das 13h40.
De acordo com nota oficial da Gol, os problemas foram causados pelas fortes chuvas que atingiram o eixo Rio-São Paulo e criaram condições inadequadas para pouco e decolagens nos aeroportos Santos Dumont, Galeão, Congonhas, Viracopos e Guarulhos. Por conta disso, toda a malha aérea da companhia foi impactada ocasionando atrasos e cancelamentos. Sobre a falta de tripulação, a companhia justificou que os atrasos tiveram reflexo no limite da jornada de trabalho dos funcionários.
Confira a íntegra da nota
A GOL informa que devido às fortes chuvas que atingiram o eixo Rio-São Paulo na noite do dia 5, os aeroportos de Congonhas, Guarulhos, Viracopos, Galeão e Santos Dumont apresentaram condições inadequadas para pousos e decolagens e diversos voos da companhia em toda a sua malha foram impactados ocasionando atrasos e cancelamentos em sua malha. Esses atrasos também tiveram reflexo no limite da jornada de trabalho e descanso de algumas tripulações que tiveram suas cargas horárias vencidas pela regulamentação da categoria gerando impacto nas nossas operações até este sábado (7).
A GOL julga importante esclarecer que está trabalhando para a normalização de sua operação ao longo do dia de hoje e que eventuais alterações nos horários e trajetos de voos são procedimentos, ainda que indesejados, às vezes necessários às operações aéreas. É prioridade da companhia reacomodar seus clientes em outros voos e assisti-los da melhor forma possível, dentro do que determina a legislação vigente.
A companhia lamenta pelo desconforto causado aos passageiros, mas ressalta que a segurança de seus clientes e colaboradores é item prioritário em sua política de gestão.