postado em 10/12/2013 10:41
Um decreto assinado pelo Governo do Distrito Federal (GDF) estabelece normas para transportes de excursões, passeios locais e outras programações turísticas. Agora, haverá um cadastro com certificado de habilitação do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans).
A lei também determina que o transporte turístico deverá ter caracterização específica. Entre as medidas que devem ser adotadas estão a placa vermelha do veículo, logomarca, nome da empresa no carro e selo de vistoria. Caso a lesgilação não seja cumprida, o proprietário da empresa poderá receber as penalidades estabelecidas.
De acordo com a Secretaria de Comunicação, a inscrição no Sistema de Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos do Governo Federal (Cadastur) é obrigatória. No DF, 54 empresas já estão cadastradas.
Monitoramento do turismo
O GDF também lançou o Observatório do Turismo, que pretende monitorar a movimentação do setor no DF, por meio de uma plataforma digital, para avaliar desde o perfil dos visitantes até rotas, gastronomia, monumentos, demanda de serviços e empregos.
Segundo a pasta, os dados foram colhidos ao longo do último ano com pesquisas realizadas pela Universidade de Brasília. A plataforma poderá, também, receber informações de gestores e empresários que atuam nas 52 atividades relacionadas ao setor.
Os primeiros estudos apontaram um potencial nas áreas de alimentação, atividades culturais e recreativas, e que a média de permanência dos visitantes na capital é de três a quatro dias, com gasto diário de R$ 100 a R$ 300.