Berlim ; A musicista mineira Marta Castello Branco, 31 anos, frequentou Brasília desde a infância, por conta do avô que morava na cidade. Embora sempre tenha se interessado pela história da capital federal, ela foi surpreendida, na noite da última quinta-feira, com vários aspectos da obra máxima do presidente Juscelino Kubitschek que desconhecia. Radicada na Alemanha há cinco anos, Marta esteve na abertura da exposição Brasília ; Meio século da capital do Brasil, que apresentará ao povo germânico e a pessoas de todo o mundo que residem no país europeu um pouco da saga da construção da nova capital. A mostra ficará na sede da embaixada brasileira, em Berlim, até 16 de fevereiro de 2014, com entrada gratuita.
;Vi imagens que nem no Brasil eu havia visto;, contou Marta. ;Principalmente sobre os trabalhadores. É algo muito tocante e esse lado é um pouco esquecido, na minha opinião, em detrimento da arquitetura e dos monumentos;. A musicista se referia às fotografias do alemão Peter Scheier, que ajudou a registrar os bastidores do nascimento de Brasília. A mostra reúne, além de fotos, aproximadamente 200 objetos, entre quadros, croquis e uma maquete. Cerca de 350 alemães e brasileiros se encontraram na Embaixada do Brasil em Berlim para conferir o primeiro dia de exposição.
Morador de Berlim desde o ano passado, o arquiteto Daniel Wagner, 36 anos, levou a amiga Helen Zeytountchian, médica berlinense de 39, para conhecer um pouco da cidade onde ele foi criado. ;Brasília chama a atenção por ser uma experiência única no mundo todo. Ter vivenciado o Plano Piloto quando criança certamente me ajudou a ter uma visão diferenciada sobre o urbanismo. Acho que a exposição representa bem o espírito da cidade;, acredita Wagner. Helen ainda não foi a Brasília, mas disse ter ficado interessada em uma visita após conferir a mostra. ;Assisti a alguns documentários que mostram a cidade, inclusive um sobre Oscar Niemeyer, por isso fiquei curiosa. Dá para ver que Lucio Costa realmente pensou no que estava fazendo: Brasília é repleta de simbolismos de democracia e liberdade;, observou, impressionada com uma imagem da Catedral feita por Fabio Colombini.
A abertura de Brasília ; Meio século da capital do Brasil em Berlim, com curadoria de Danielle Athayde, contou com a presença do presidente da Terracap, Abdon Henrique de Araújo, representando o governador do DF, Agnelo Queiroz. ;Nossa intenção é lutar para que Brasília se torne conhecida no mundo inteiro;, disse Abdon, que convidou os jornalistas locais para acompanharem a Copa do Mundo de 2014 na cidade. A Terracap é a principal patrocinadora da exposição, que tem também apoio do Correio Braziliense.
A matéria completa está disponível para assinantes. Para assinar, clique