postado em 16/12/2013 17:42
Os moradores de Brasília são privilegiados em comparação ao resto do país quando o assunto é acesso ao judiciário. De acordo com o mapa de acesso ao sistema, feito pelo Ministério da Justiça em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), o Distrito Federal tem as melhores formas para facilitar o conhecimento e acesso ao cidadão.
Logo depois vem Rio de Janeiro e São Paulo. Já o pior desempenho fica com o Maranhão, Pará e Amazonas. Todos esses dados podem ser vistos por qualquer pessoa no , lançado nesta segunda-feira (16/12).
O Distrito Federal fica no topo da lista quanto à quantidade de promotores e advogados e em terceiro lugar no número de defensores.
Na rede
No site existem diversas informações e a população pode tirar dúvidas sobre direitos, conhecer como funciona a Justiça ou como resolver um problema de maneira mais rápida. Telefones, sites, endereços das instituições judiciárias também estão todos disponíveis. O portal tem atualização automática.
Outros dados disponíveis são o número de defensores públicos, magistrados, promotores, procuradores e advogados de cada estado. Assim como o Índice Nacional de Acesso à Justiça (Inaj) com indicadores que podem servir de base para melhorias no sistema judiciário brasileiro.