Jornal Correio Braziliense

Cidades

Excesso de peso causou desabamento em supermercado, dizem bombeiros

Laudo da Defesa Civil vai indicar se a estrutura oferece risco à integridade dos clientes do estabelecimento em Águas Claras. Quatro carros ficaram debaixo de escombros na tarde de ontem

.

A área de 40m; foi vistoriada pelos bombeiros, que não encontraram nenhuma vítima. "Havia estandes de até 10 metros de altura com embalagens de bebidas. Essa estrutura veio abaixo por causa do peso", avaliou o Coronel Luiz Claudio Barbosa Castro, coordenador da operação do Corpo de Bombeiros. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também foi acionado, mas deixou o local sem prestar nenhum atendimento.

Técnicos da Defesa Civil estiveram no local e informaram que vão verificar se a estrutura oferece risco à integridade das pessoas e elaborar um laudo. A tubulação hidráulica também foi afetada com a queda da laje, o que provocou um pequeno alagamento no subsolo do estabelecimento. Muitos funcionários que trabalhavam próximo ao local no momento do desabamento ficaram assustados com o cenário de destruição. O manobrista Marco Antônio Souza, 20 anos, tinha acabado de estacionar um veículo quando a estrutura caiu. ;Foi o tempo de eu sair dali e a laje desabar. Escutei um barulho e as pessoas correndo. Pensei que poderia estar ali debaixo do concreto. Nasci de novo;, disse.

A lavadora de carros Simone Leal, 51 anos, relatou que o nervosismo tomou conta dos funcionários. ;Só lembro da explosão muito forte e aquela poeira branca me cobrindo. Entrei em desespero. O lugar onde eu estava não cedeu, essa foi minha salvação;, relatou. O manobrista Antônio Reis de Barbosa Silva, 32 anos, lembra ter percebido recentemente falhas na estrutura. ;Outro dia uma lasca de cimento caiu no chão e brinquei com os colegas. Disse: isso aqui ainda vai cair. Não tinha rachadura, só uns pedacinhos de cimento caindo, como se fosse reboco solto;, contou.

A direção da loja não quis comentar o episódio. Por meio de nota, o Grupo Walmart informou que a empresa ;está colaborando com as autoridades e, nesse momento, está focada em garantir a segurança de clientes e funcionários;. A empresa garantiu ainda que ;os clientes que tiveram veículos danificados serão ressarcidos;.