Cidades

Morte de pioneiro de 101 anos emociona comunidade de Sobradinho

João Batista Pereira dos Santos ajudou a erguer importantes monumentos de Brasília

postado em 23/12/2013 08:35
A notícia da morte do pioneiro João Batista Pereira dos Santos, 101 anos, na manhã de ontem, deixou os moradores de Sobradinho consternados. João Bonitinho, como era conhecido na vizinhança, fazia parte de um grupo de trabalhadores que participaram da fundação de prédios e monumentos importantes de Brasília, como Congresso Nacional, o Hotel Nacional, a Torre de TV e o Hospital de Base. Ele morava há mais de 50 anos em uma casa simples na Quadra 12 de Sobradinho, ao lado das serras da Chapada de Contagem.

O sepultamento  reuniu comerciantes, religiosos, amigos e moradores: despedida

O piauiense de 1,60m deixou 14 filhos, dos quais 12 estão vivos, 36 netos e 24 bisnetos. João Bonitinho morreu em decorrência de um câncer de estômago. Ele lutava contra a doença havia sete anos. A esposa, dona Zilda Maria Pereira, 80 anos, lamentou a morte do companheiro, que esteve ao seu lado por mais de 60 anos. Segundo a filha do casal, Luzineide Pereira dos Santos, 46, o pai era irmão e confidente da Zilda. ;É difícil se despedir de um homem como ele. O meu pai foi o protetor dela durante toda a vida. Eles se casaram quando ela tinha apenas 14 anos e ele, 24;, contou.



O sepultamento na tarde de ontem no Cemitério de Sobradinho reuniu comerciantes, religiosos, amigos e moradores da região. João Batista foi funcionário da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) por 38 anos. ;Esse foi o primeiro e único emprego registrado na Carteira de Trabalho do meu pai, ele se dedicou muito a esta cidade;, disse Luzineide Pereira.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação