Cidades

Trabalhadores abrem mão da celebração de Natal com a família para trabalhar

Para muitas pessoas, a ceia e a troca de presentes com a família serão substituídas por comemoração com os colegas de profissão

postado em 24/12/2013 07:10
Enfermeira há oito anos, Neire se habituou a passar as festas de fim de ano no hospital: consideração com os pacientes

Enquanto alguns brasilienses preparam a ceia, arrumam a casa e se enfeitam para celebrar a noite de Natal com familiares e amigos, outros precisam abrir mão desse momento em nome do trabalho. São milhares de médicos, enfermeiros, vigilantes, porteiros, taxistas e frentistas que estão sempre a postos, não importa a ocasião. Os serviços não param nem em datas especiais, mas não é por isso que os profissionais deixam de comemorar o nascimento de Jesus. Seja na copa do hospital, seja na central onde ficam os operadores de rádio da empresa de táxi, há sempre uma pequena comemoração com direito a ceia e a troca de presentes.

Cada um leva um prato, esse é o combinado na unidade de saúde em que trabalha a técnica em enfermagem Neire Ferreira da Silva, 36 anos, moradora de Santa Maria. Ela já está acostumada com essa situação e não se importa em passar a noite de Natal ao lado de colegas e pacientes. Há oito anos na área, o nome dela foi, mais uma vez, sorteado para fazer parte da escala do feriado. ;Ano sim, ano não, trabalho em um dos feriados de fim de ano. Com tanta gente, fui uma das escolhidas, tenho muita sorte nesse tipo de sorteio;, diverte-se. Apesar das brincadeiras, ela não se incomoda em trabalhar na data especial. ;A minha família vai se reunir no ano-novo. No Natal, ficam todos juntos, mas não é uma grande festa. Sou muito apaixonada pelo que faço e trabalho com gosto;, diz.

Para a data não passar em branco, ela e mais três colegas de trabalho planejaram fazer uma pequena comemoração, sem atrapalhar o trabalho. Cada uma combinou de levar um prato para a ceia, além de um presente para trocar entre elas. ;Vai ser bacana e nos distrai um pouco. Também temos que pensar que, diferentemente de nós, os pacientes passarão a noite de Natal sem querer estar lá, então, precisamos sempre levar uma palavra de conforto para eles;, conta. De acordo com a escala, Neire vai iniciar o trabalho às 19h de 24 de dezembro e sairá às 7h do dia seguinte, ainda em tempo de aproveitar o almoço de Natal, quando ela se reunirá com os familiares na casa de parentes.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação