A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) registrou cinco assassinatos em um intervalo de 24 horas entre a véspera de Natal, terça-feira, e a tarde de ontem. O primeiro homicídio ocorreu por volta das 11h, do dia 24, na QR 204 de Santa Maria. A vítima, que não teve a identidade revelada pela 33; Delegacia de Polícia (Santa Maria), era um presidiário beneficiado pelo saidão de Natal e foi morto a tiros pouco tempo depois de deixar o Complexo Penitenciário da Papuda. A polícia trabalha com a hipótese de acerto de contas.
Na última terça-feira, 1.328 presidiários do Complexo da Papuda ; de um total de aproximadamente 13 mil ; deixaram a cadeia para passar a data festiva com a família. Entre os beneficiados, 129 são mulheres. Os presos podem passar o dia na rua, mas às 18h devem estar em casa, não podem frequentar bares, ingerir bebidas alcoólicas e estão proibidos de andar na companhia de outros presos. Em 2012, 1 mil presos aproveitaram o benefício, no entanto, 11 não retornaram para a cadeia.
A concessão é feita aos internos que tenham entrado no regime semiaberto até 24 de novembro de 2013, com autorização para saídas temporárias, e aos que têm trabalho externo efetivamente implementado. O acompanhamento dos presos durante o período é feito pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), que encaminha lista nominal com foto de todos os beneficiados para o comando das polícias Civil e Militar, para que sejam identificados, se necessário. Os presos voltam contar com saída no ano-novo, entre 30 de dezembro e 2 de janeiro, mas a SSP-DF ainda não divulgou o balanço de presos que receberão a permissão para deixar os presídios no período do réveillon.
A matéria completa está , para assinantes. Para assinar,