Cidades

60 pediatras devem ser contratados na rede pública, diz Secretaria de Saúde

Adriana Bernardes
postado em 29/12/2013 07:06
A falta de pediatras em duas unidades da rede pública de saúde do Distrito Federal obrigou os pais a fazerem peregrinação durante a madrugada e o sábado (28/12). A Secretaria de Saúde do Distrito Federal diz que 60 novos profissionais devem ser contratados a partir de segunda-feira (30/12).

Nos hospitais de Santa Maria e do Gama, não havia profissionais para atender as crianças. No Hospital Regional de Ceilândia, o acolhimento era feito por apenas uma médica plantonista. E ela só atendia os casos classificados como mais graves, identificados pelas pulseiras de cor amarela, laranja e vermelha.

No Hospital Regional do Gama, quem procurava socorro para as crianças era orientado a seguir para o Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib), na L2 Sul. ;Não tem pediatra atendendo hoje (ontem). Vai direto para o Hmib;, informou uma atendente, por telefone. Em Santa Maria, apenas um médico atendeu durante todo o dia de ontem. A previsão para hoje é praticamente a mesma, informou um servidor por telefone. Segundo o funcionário do Pronto-Socorro, muitos médicos pediram exoneração dos cargos, o que seria um dos motivos da falta de profissionais na área de pediatria.

Leia mais notícias em Cidades


O secretário adjunto de Saúde, Elias Miziara, reconheceu o deficit de pediatras nas duas unidades de saúde, mas garantiu que o problema está próximo de ser resolvido com a contratação de 60 profissionais. ;Na segunda-feira, os nomes devem ser publicados no Diário Oficial do DF. Desses, pelo menos 20 atenderão no Hospital de Santa Maria. Assim, aliviaremos essa demanda;, afirmou.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação