postado em 01/01/2014 07:00
O trabalhador brasiliense deverá ganhar cinco dias a mais de folga em 2014, graças à Copa do Mundo. A capital do país é uma das cidades que mais vai receber jogos no mundial ; são sete ao todo ; e a expectativa é de que o governo local decrete ponto facultativo durante as partidas. O governo federal também deve dispensar os servidores nas datas em que a Seleção Brasileira entrar em campo na capital do país. São três jogos na primeira fase, mas o brasileiro poderá ter mais quatro dias para enforcar o trabalho, caso o Brasil chegue às finais do torneio.
A Lei Geral da Copa, n;12.663 de 5 de junho de 2012, estabelece que os estados, o Distrito Federal e os municípios que sediarão os jogos poderão declarar feriado ou ponto facultativo nos dias da ocorrência de partidas em seu território. Brasília vai receber jogos da Copa na fase dos grupos nos dias 15, 19, 23 e 26 de junho (veja calendário). O dia 15 cai em um domingo, que já é de descanso para os trabalhadores, e 19 de junho coincide com o feriado de Corpus Christi. Assim, as mudanças no calendário de 2014 em Brasília podem acontecer apenas em 23 e 26 de junho, uma segunda e uma quinta-feira da mesma semana.
Na segunda fase do torneio, a capital recebe jogos das oitavas de final em 30 de junho, das quartas, em 5 de julho, e é palco da decisão do terceiro lugar em 12 de julho. Mas apenas um deles, o de 30 de junho, cai em um dia da semana (uma segunda-feira). O último jogo da primeira fase será em Brasília. Assim, serão três partidas em dias de semana na capital do país em que pode não haver expediente e outros dois do Brasil em outras cidades, quando os brasilienses também poderão ficar em casa (o que totaliza os cinco dias sem trabalho).
A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar,