Cidades

Queima de estoque de lojas garante descontos de até 80% após o réveillon

O intuito é estimular o consumo e iniciar 2014 com o faturamento em alta

postado em 04/01/2014 08:00 / atualizado em 19/10/2020 11:25


Passada a euforia natalina, chegou a época de liquidação no varejo. Na tentativa de manter a corrida às lojas por mais tempo e aproveitar o período de trocas para vender mais, comerciantes começaram a oferecer descontos no que restou no estoque antes mesmo do réveillon. E, aos poucos, as ofertas se espalham pelas vitrines. Muitos lojistas tentam reverter o resultado ruim das vendas de Natal e, para o consumidor que não gastou tudo no fim do ano, a estratégia pode ser a oportunidade de garimpar mercadorias com preços atraentes. Mas é preciso tomar cuidado para adquirir apenas itens necessários e que correspondam à oferta anunciada.

Um passeio pelo shopping mostra ofertas tentadoras ao consumo. Em uma loja de roupas femininas, quem comprar uma peça ganha desconto de 20%. O percentual sobe para 30% se a compra for de dois itens e vai a 50% se a escolha incluir três produtos ou mais. Há estabelecimentos que anunciam descontos que chegam a 80%. As ofertas são uma forma dos comerciantes desovarem os estoques depois de um Natal com crescimento tímido nas vendas. O Distrito Federal teve um desempenho melhor do que a média nacional com alta de 5,2%, mas, em todo o Brasil, foi o pior Natal em 11 anos.

Na loja em que Marcelo Borges, 30 anos, é gerente, o depósito está lotado de calças e, por isso, os proprietários decidiram fazer uma promoção de férias, que vai até o fim de janeiro. Com a oferta, tem jeans no estabelecimento vendido a partir de R$ 89,90, com descontos que chegam a 60%. “As vendas no Natal foram até boas, mas sempre esperamos um pouco mais. Fizemos compras grandes e o estoque está cheio”, conta o gerente.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação