Cidades

Atendimento de socorro precário aumenta riscos para turistas em Goiás

A estrutura do Corpo de Bombeiros nos cinco principais destinos do brasiliense em Goiás expõe os visitantes a atendimentos demorados, muitas vezes determinantes para a vida ou a morte da vítima. Só há helicópteros em Brasília e em Goiânia

Luiz Calcagno
postado em 04/01/2014 08:00

Destinos mais tradicionais de brasilienses, municípios goianos como Alto Paraíso, Pirenópolis, Corumbá e Cidade de Goiás recebem entre 100 e 200 mil turistas ao ano. Esses locais são conhecidos não só pelas construções coloniais, mas também pelas trilhas naturais, pelos rios e pelas cachoeiras. Durante as férias, os pontos oferecem diversão não muito longe de casa e a preços acessíveis. Porém, a dificuldade enfrentada no socorro do menino Kauã Davi de Jesus dos Santos, 7 anos, que se afogou em um resort em Caldas Novas e precisou de um helicóptero de Goiânia que estava sem combustível (leia mais sobre o caso na página 18), expôs o risco aos turistas. O contingente do Corpo de Bombeiros na região é, muitas vezes, limitado, já que, na maioria dos casos, a cidade não tem quartel da corporação (veja ilustração).

Em Alto Paraíso, por exemplo, a unidade dos bombeiros responsável pela localidade fica a 147km, em Planaltina de Goiás. Para facilitar as ações, é mantida uma equipe de oito homens no município da Chapada dos Veadeiros em datas comemorativas. Mas, em caso de ocorrências graves na baixa estação, o posto de Planaltina precisa pedir auxílio de Brasília ou de Goiânia para enviar socorristas de helicóptero às cachoeiras. De carro, os militares demoram cerca de duas horas para se deslocarem até a localidade. ;Sofremos com o baixo efetivo. Precisamos de mais homens para melhorar as condições de trabalho. O número de ocorrências na Chapada só não inviabiliza o nosso trabalho porque os parques proíbem a entrada com bebida alcoólica;, afirmou o tenente Maurílio Correia, um dos responsáveis pelo batalhão.

Muitas trilhas e rios são repletos de pedras escorregadias. Em períodos chuvosos, o nível das águas pode aumentar repentinamente, o que pode causar afogamentos e mortes. Para evitar incidentes, existe uma série de medidas que o próprio visitante deve tomar, como não ingerir bebidas alcoólicas, não comer comidas pesadas na hora de nadar na cachoeira e não entrar na água em dias chuvosos. ;Bebida e natureza não combinam. Infelizmente, muita gente burla a fiscalização na entrada dos parques, por exemplo. Outra coisa muito importante é ter atenção redobrada com as crianças;, recomendou o oficial dos bombeiros.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação