Cidades

Grávidas esperam mais de 10 horas para serem atendidas

postado em 04/01/2014 09:05
Na recepção da sala pediátrica, pacientes esperam horas por atendimento
Pacientes grávidas enfrentaram horas de espera para serem atendidas durante todo o dia desta sexta (4/1) no Hospital Materno-Infantil (Hmib), na Asa Sul. Por volta das 20h, houve confusão e uma mulher passou mal e desmaiou após passar muito tempo esperando atendimento. Familiares das pacientes se exaltaram e os seguranças da unidade de saúde acionaram a Polícia Militar. Gilvan Oliveira Lima, 34 anos, chegou as 10h com a mulher Marisa da Silva Coelho, 30, grávida de cinco meses. Ela sentia fortes dores na barriga e nas costas e recebeu classificação amarela, que é para pacientes com necessidade de urgência no atendimento. Apesar disso, após 10 horas de espera ela ainda não tinha sido avaliada. "Uma moça caiu de barriga no chão. O médicos não estavam atendendo ninguém e a hora da troca do plantão demorou mais ainda", contou Gilvan.

Por volta das 15h, cerca de 40 grávidas aguardavam a realização de exames. A atendente Dayane Mendes da Conceição, 25 anos, acompanhava a amiga Antônia Jaqueline Oliveira, 27 anos e também reclamou da demora. Elas chegaram por volta das 13h, mas Antônia foi atendida pouco antes das 21h . "A gente já explicou que nas nossas contas, a criança já passou da hora de nascer e não está mais mexendo na barriga dela", disse Dayane. O médico solicitou uma ecografia, mas o exame só poderá ser feito no próximo mês. "Não estão fazendo porque não tem ecografista", indignou-se a jovem.

A dona de casa Flávia Cristina Maciel, 35 anos, está grávida de três meses e sente dores no quadril e tem sangramentos desde a última sexta-feira. Deu entrada no Hmib na tarde de ontem, mas as 21h não tinha passado pela triagem. Nervosos com a demora, familiares das grávidas se exaltaram cobrando agilidade. Houve bate boca com seguranças. Só após o clima de tensão, um médico saiu para informar aos pacientes que todos seriam atendidos. Servidores e funcionários do hospital informaram à reportagem do Correio que muitos médicos estão de férias neste início de ano e, por isso, o atendimento estaria prejudicado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação