Luiz Calcagno
postado em 07/01/2014 06:42
As peças de concreto da Ponte Costa e Silva, no Lago Sul, que se desprenderam sobre a pista no fim de semana, expuseram a precária situação dessas construções. Todas as vias que atravessam o Lago Paranoá, inclusive a milionária Ponte JK, apresentam desníveis em diversos pontos. As falhas revelam pequenas ;barrigas;, que provocam rachaduras e deixa desprotegido o aço das estruturas. A consequência, a longo prazo, é o comprometimento da sustentação.A pedido do Correio, o especialista em patologias de estruturas e professor de engenharia civil da Universidade de Brasília (UnB) Dikran Berberian inspecionou as quatro principais pontes do Lago Paranoá ; Costa e Silva, JK e das Garças, no Lago Sul, e do Bragueto, no Lago Norte ; e alertou para a necessidade de manutenção. ;É como uma cárie. Se você cuidar do problema a tempo, é barato e rápido, mas, se demorar, você perde o dente;, comparou.
Ele classificou como ;grave; a situação de todas as pontes (leia Diagnóstico). A do Bragueto seria a estrutura em pior estado. Desníveis, buracos, rachaduras e o próprio aterro de apoio à obra apresentam sinais de deterioração. Diversos cabos que sustentam a estrutura e passam por dentro do monumento também estão rompidos. Na visão do engenheiro, não vale a pena reformar a via. Ele defende a demolição da ponte para que outra seja erguida no local. ;Ela tem de ser uma estrutura flexível. Esses cabos são como cordas de um violão, que fazem com que tudo fique no lugar após a estrutura vibrar. Sem eles, ela não se sustenta;, explicou Dikran.
[SAIBAMAIS]As pontes Costa e Silva, das Garças e JK revelam problemas semelhantes. As duas primeiras têm rachaduras na parte inferior, além de diversos desníveis. O especialista sugere uma pintura com cimento de alta resistência para preservar o metal usado nas obras. No caso da JK, há desníveis e ferrugem. ;Os nossos monumentos precisam de manutenção. As obras de engenharia não são perenes. As normas internacionais sugerem que esse tipo de trabalho (de manutenção) aconteça a cada 5 anos;, lembrou.
O secretário de Obras, David José de Matos, garantiu que uma equipe de técnicos avalia anualmente as pontes do Paranoá. ;O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) já lançou um edital para construir pontes paralelas à do Bragueto para, posteriormente, trabalhar nos problemas. O processo, atualmente, está na Justiça. No ano passado, consertamos os guard-rails e pintamos as estruturas da Ponte das Garças e da Costa e Silva;, detalhou.
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