Um bar da quadra 412 da Asa Norte foi multado em R$ 4 mil, nesta sexta-feira (10/01). A fiscalização do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e da Secretaria da Ordem Pública e Social (Seops) visa combater a poluição sonora.
Os fiscais chegaram ao local após uma denúncia anônima. A medição que levou à multa ocorreu por volta das 22h do dia 19 de dezembro. Foi constatado que o som mecânico usado pelo estabelecimento alcançava picos de 89 decibéis (dB), barulho comparado a uma turbina de avião. O máximo permitido para o local, uma área mista comercial e residencial, no horário, era de 50 dB.
;A legislação que regula os limites de som informa que acima dos 80 dB a pessoa pode sofrer males como úlcera, irritação, excitação maníaco-depressiva, desequilíbrios psicológicos, estresse, hipertensão arterial e perdas auditivas;, cita o subsecretário de Operações da Seops, Carlos Alencar.
A multa foi aplicada porque o bar é reincidente. Um mês antes da medição ele havia sido advertido de que poderia ser notificado caso descumprisse a ordem de baixar o volume. Além da penalidade em dinheiro, o bar teve o equipamento de som interditado.
Caso o dono estabelecimento insista em descumprir o que determina a lei, a multa pode chegar aos R$ 20 mil. Neste caso, o estabelecimento será lacrado e ficará impedido de funcionar. Denúncias sobre excesso de barulho podem ser informadas pelo telefone 162.