Cidades

Calor no DF bate recorde em janeiro; mês é o mais quente dos últimos 3 anos

Sem nuvens, não há previsão de chuva para os próximos dias

postado em 12/01/2014 07:43
Com as temperaturas altas, as piscinas de clubes na cidade estão sempre lotadas

Se o brasiliense ainda não se acostumou com as altas temperaturas registradas nas duas primeiras semanas de 2014, é bom procurar uma alternativa para espantar o calor. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) considera este janeiro o mais quente dos últimos três anos. Os termômetros oficiais têm marcado máximas de 29;C, com sensação térmica que pode chegar a 32;C. E, pela falta de nuvens que vêm do Sul do país, não há previsão para queda dos números. Na tentativa de espantar o calor, muitos brasilienses procuram refúgio em clubes e na Água Mineral.



Apesar de algumas regiões do Distrito Federal terem apresentado precipitações em pontos isolados desde o começo do ano, o Inmet não registrou qualquer milímetro de chuva oficialmente. Isso porque não caiu uma gota de água nos medidores do instituto. Segundo a meteorologista Odete Chiesa, o calor de janeiro de 2014 é atípico. O Inmet registrou, nos anos anteriores, máximas de 26,9;C. Este ano, o dia que a máxima ficou mais baixa foi na última sexta-feira, com termômetros marcando 27;C. Para hoje, a temperatura pode chegar a 32;C. ;A falta de nuvens, que chegam no Paraná e vão embora sem passar pela capital, faz com que a radiação chegue à superfície. Com isso, o calor fica mais forte. E, quanto menos ventos, maior a sensação térmica;, explica Odete.

Previsão

Hoje
Máxima 32;C
Mínima 18;C

Amanhã
Máxima 29;C
Mínima 16;C

Terça-feira
Máxima 30;C
Mínima 18;C

Fonte: Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação