postado em 14/01/2014 20:20
Familiares de pacientes internados no Hospital Regional de Taguatinga informaram que o ar condicionado da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) não funciona há pelo menos uma semana.O filho de um paciente internado na UTI afirmou que o todo o terceiro andar do prédio está com os aparelhos apenas ventilando. Ele relata que o calor no local é insuportável nas horas mais quentes do dia e acredita que o estado de saúde de alguns pacientes, inclusive do próprio pai, tenha piorado devido à temperatura elevada.
"Os próprios médicos pediram aos familiares para que fossem atrás de uma solução, pois o calor no local é favorável à proliferação de bactérias e pode prejudicar os pacientes", afirmou o metroviário, que preferiu não se identificar. Ele disse ainda que o equipamento parou de funcionar de forma adequada no último 4 de janeiro; desde então não houve nenhum dia em que o sistema funcionasse.
A Secretaria de Saúde do DF negou que o ar condicionado esteja quebrado. Em nota afirmou que uma peça do aparelho precisa ser substituída para impedir o desligamento esporádico. A peça já foi solicitada e deve chegar nos próximos dias. De acordo com a Secretaria, a demora se deve ao fornecedor, que é de outro estado.