Renato Alves
postado em 18/01/2014 08:00
A Polícia Civil de Minas Gerais investiga a causa do princípio de incêndio na fachada do Acervo Cultural Casa de Juscelino Kubitschek, a Casa JK, em Diamantina (MG), no Vale do Jequitinhonha. O fogo danificou a pintura de parte da fachada do imóvel centenário. Acredita-se que o incêndio possa ser criminoso. Os Kubitscheks moraram no imóvel entre 1906 e 1920.
Bombeiros do 7; Batalhão (Diamantina) foram acionados pouco depois da meia-noite da última quarta-feira para combater as chamas que atingiram o imóvel, localizado na Avenida São Francisco, no centro da cidade. A ação rápida dos militares impediu que o fogo se espalhasse pelo imóvel. Eles apagaram as chamas já no meio da madrugada de quinta-feira.
Segundo a corporação, o incêndio atingiu somente a fachada da casa, causando o derretimento de parte da pintura da porta e de duas janelas, além de chamuscar a parte da frente do imóvel. Testemunhas disseram aos bombeiros que o fogo teria sido causado pela ação de vândalos. Ninguém ficou ferido.
Acusação
Presidente da Casa JK e amigo do ex-presidente, Serafim Jardim, 79 anos, que há três décadas cuida do imóvel, sede de uma sociedade civil sem fins lucrativos, não tem dúvida da intenção dos autores do incêndio. ;Jogaram (dois suspeitos) uma garrafa de plástico com querosene. Se não fosse o Corpo de Bombeiros, que fica perto, o fogo teria se espalhado logo e consumido tudo;, contou.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.