A chuva de sexta-feira (17/1) refrescou, e o brasiliense pode esperar temperaturas mais agradáveis nos próximos dias. Pelo menos até o próximo sábado, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê pancadas de chuva diárias no Distrito Federal. No fim de semana, a temperatura máxima vai cair para 27;C e 26;C ; no lugar do calor de 30;C registrado nos primeiros dias do janeiro mais quente dos últimos três anos. O sol deve aparecer entre nuvens e, graças a áreas de instabilidade, as pancadas de chuva e trovoadas isoladas devem acontecer no final do dia.
Em duas horas de sexta, entre 14h30 e 16h30, o Inmet registou 32,3 milímetros de chuva na estação de medição que fica no Sudoeste, quantidade considerada uma chuva forte. Foi a segunda precipitação captada pelo instituto no ano: na última quinta-feira também choveu, mas apenas dois milímetros. Assim, em 18 dias, choveu apenas 13% do previsto para o mês todo, 247 milímetros.
Massa de ar
A previsão é feita com base na quantidade de chuvas mensais dos anos anteriores, mas o meteorologista Manoel Rangel explica que o clima não é mais o mesmo no DF nos últimos anos. ;Ano passado, aconteceu a mesma coisa, não registramos chuva na primeira semana de janeiro. Só que este ano o veranico foi mais forte, ficamos mais de duas semanas sem chuva;, afirma. Segundo ele, uma massa de ar seco inibia a formação de nuvens sobre a capital, o que impedia que ocorressem precipitações. Agora, grandes aglomerados de nuvens são trazidos pelo vento da região Nordeste, o que caracteriza a área de instabilidade que causa as chuvas.
Previsão do tempo
Sábado
Mínima 18;C
Máxima 27;C
; Nublado a encoberto com pancadas de chuva e trovoadas isoladas
Domingo
Mínima 17;C
Máxima 26;C
; Encoberto a nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas
Segunda-feira
Mínima 16;C
Máxima 24;C
; Nublado a encoberto com pancadas de chuva e trovoadas isoladas
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.