Cidades

Às vésperas da Copa, capital se depara com a falta de orientação a turistas

O sindicato da categoria reclama da infiltração de profissionais irregulares no mercado

postado em 20/01/2014 06:07

A guia Irma Ferreira (D), ao lado da visitante Maria José, reclama da falta de fiscalização, que facilita a concorrência desleal

Na cidade idealizada por Lucio Costa e projetada por Oscar Niemeyer, o que não faltam são turistas curiosos para conhecer os monumentos com arquitetura moderna. Nos pontos turísticos, diariamente, é possível encontrar visitantes registrando um pouco da capital federal. Com a aproximação da Copa do Mundo, a expectativa é que 600 mil turistas passem pela cidade, segundo levantamento da Secretaria de Cultura do Distrito Federal. Para receber e divulgar Brasília, 198 guias estão cadastrados regularmente no Ministério do Turismo. O número ainda é considerado baixo pelo sindicato da categoria, que reclama da atuação de profissionais irregulares.



A maioria dos turistas atendidos pelos guias de Brasília vem de São Paulo, do Rio de Janeiro e do Paraná. Entre os estrangeiros que mais escolhem a capital federal como destino estão os portugueses, os alemães, os americanos e os dinamarqueses. ;Quando se estuda arquitetura moderna, Brasília é um grande exemplo. Um ícone. Recebemos também muitos estudantes de direito, porque aqui estão todos os tribunais e as embaixadas;, conta a presidente do Sindicato dos Guias de Turismo do DF (Sindgtur), Maria José Carvalho.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação