O velório do maestro Levino de Alcântara, fundador da Escola de Música de Brasília (EMB) que morreu na manhã desta segunda-feira (20/1) após um câncer, ocorrerá a partir das 23h na EMB.
Segundo o professor Ayrton Pisco, alunos e professores da escola que quiserem se apresentar durante a cerimônia só precisam comparecer ao local. Uma série de vídeos também serão exibidos em homenagem ao maestro durante o velório.
Pisco estava no hospital com Alcântara desde 1; de janeiro e afirmou que mesmo debilitado o maestro acompanhava o número de inscritos no Curso Internacional de Verão de Brasília (Civebra). O professor conheceu Levino em 1980 no Civebra. Este é o primeiro ano que Pisco dirige o Curso.
O violonista Paulo André Tavares cuidou da liberação do corpo de Alcântara e afirmou que o maestro é a alma e o coração da EMB. "Graças a ele Brasília tem essa escola com milhares de músicos. A obra dele transcendeu a finitude da existência humana", diz o músico.
Os integrantes da EMB organizam outras homenagens ao fundador da escola. Entre as sugestões apresentadas, está a retomada do nome do maestro para o teatro da escola. Anrtes, o teatro chamava-se Maestro Levino de Alcântara, mas com o impedimento de nomes de pessoas vivas, passou a ter apenas o nome da escola.
Com informações de Lucas Fadul.