Cidades

Cartão de crédito ainda é o principal causador de dívidas, diz pesquisa

Apesar do índice ter caído 2,2% em dezembro, 87% dos endividados no DF dizem estar comprometidos nessa modalidade

postado em 21/01/2014 12:33
O principal instrumento gerador de dívidas ainda é o cartão de crédito, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic). Mesmo com a queda de 2,2% do índice, em dezembro, 87% do total de endividados afirmaram estar comprometidos nessa modalidade. O estudo foi realizado com uma amostra de 600 famílias.

Ao acompanhar o perfil de endividamento do consumidor e a percepção em relação à capacidade de pagamento, a Peic orienta os empresários dos setores de comércio, turismo e serviços, que usam o crédito como ferramenta estratégica para o aumento das vendas.



A pesquisa divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do DF (Fecomércio) revelou que o percentual de famílias com algum tipo de dívida no Distrito Federal registrado em dezembro de 2013 foi menor do que no mês anterior; caiu de 84,6% para 82,4%. Mostrou ainda que o montante de endividados passou de 611.687, em novembro, para 610.012 no último mês do ano.

Os brasileiros têm decidido por negocias e quitar dívidas, ao invés de buscar o crédito, de acordo com o presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana. ;Apesar da leve queda no número de endividados no último mês do ano passado, os dados revelam que no decorrer de 2013 o crédito destinado ao consumo sempre esteve em evidência como o principal causador de dívidas dos brasilienses;, afirma Adelmir. ;É necessário ter cuidado no momento da compra para não exagerar, pois o endividamento sem controle acaba virando uma bola de neve;, conclui.

De todos os brasilienses endividados envolvidos na pesquisa, apenas 4,6% disseram não ter condições de quitar as contas. Dentre as famílias com contas em atraso, 48% disseram ter condições de quitar suas dívidas totalmente e 42,4% afirmaram ter condições de quitar o montante parcialmente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação