Cidades

Grupo musical de mais de 120 anos ainda atrai juventude de Corumbá

Grupo musical fundado em 13 de maio de 1890, o mais antigo de Goiás, atrai cada vez mais crianças e adolescentes de Corumbá, cidade com 10 mil habitantes, a 130km de Brasília

Renato Alves
postado em 22/01/2014 06:08
[VIDEO1]

Para a juventude de Corumbá (GO), dar um rolezinho é se juntar para tocar instrumentos em uma daquelas bandinhas típicas do interior que se apresentam no coreto da pracinha. Aos 123 anos, a Corporação Musical 13 de Maio, a mais antiga do gênero na ativa em Goiás, nunca teve tantos adolescentes, principalmente meninas. Dos 50 integrantes, 40 têm menos de 18 anos. Na escola mantida pela agremiação com intuito de formar músicos, os 80 alunos estão entre 10 e 16 anos. E há outros 80 à espera de vaga. Tudo graças à dedicação dos mais velhos, que driblam adversidades para manter a tradição.

Em uma cidade com pouco mais de 10 mil habitantes, onde o centro conserva ruas de pedras e casarões centenários em estilo colonial, são poucas as opções de lazer para a juventude. Por isso, virou moda aprender um instrumento e vestir os uniformes da banda centenária. Mesmo sem receber nada pelo ofício, que inclui ensaios de segunda a sexta-feira e apresentações públicas muito cedo e até nas noites de fim de semana, inclusive embaixo de sol forte e chuva. Na 13 de Maio, todos são voluntários, à exceção do maestro. A corporação recebe um repasse pífio da prefeitura e míseros cachês.

Até os anos 1970, quase toda cidade goiana tinha uma banda. As poucas que sobreviveram de lá para cá tocam de quase tudo para agradar ao público. Entre os variados instrumentos, a maioria de sopro, só não há vocal. Com tantos jovens, a Corporação Musical 13 de Maio tem investido cada vez mais nos hits do momento. Entre os acordes tradicionais, que vão do dobrado à marcha, o grupo entoa sucessos atuais da MPB e até alguns do pop internacional, em apresentações nos eventos religiosos e culturais da cidade distante 130km de Brasília e vizinha da também histórica e goiana Pirenópolis.

A matéria completa está disponível, para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação